A Zoisita foi descoberta na Áustria e tem muitas variações de cor e cada uma delas ganhou uma denominação diferente. A Tanzanita é a variação azul e roxa e como o nome já diz, se origina da Tanzânia. Sua variação em tons de rosa claro é conhecida como Thutita e se origina da Noruega.
Já a de cor verde é chamada de Aniolita pelos mais entendidos e pode trazer inclusões negras de um mineral anfíbolo negro difícil de distinguir, criando padrões interessantes em sua rocha matriz, mas a sua versão mais famosa carrega o lindo magenta do Rubi, arrebatando corações.
A Zoisita é uma pedra energizante, ótima para afastar a letargia e aumentar a vitalidade. Dá ênfase na singularidade de cada indivíduo e estimula a autonomia e independência nas tomadas de decisão, assim como reforça o valor pessoal, autoconfiança e bondade.
Já o Rubi é a variação vermelha do mineral Corundum ou Corindo (demais cores são chamadas de Safira) e o elemento cromo, que dita seu tom, também causa fluorescência, fazendo com que a pedra brilhe como fogo em seu interior.
Os registos sugerem que os rubis eram comercializados ao longo da Rota da Seda do Norte da China já em 200ac e os nobres chineses adornavam suas armaduras com rubis porque acreditavam que a gema concederia proteção.
A Birmânia dominou a produção de rubis por séculos, até que suas minas ficaram escassas e, hoje, as pedras mais saudáveis vêm de Moçambique, gemas de rara transparência e brilho. Outros depósitos são encontrados na Tailândia, Índia, Vietnã, Madagascar e Tanzânia.
O Rubi representa o fogo e, por isso, está muito vinculado aos chakras mais baixos, base e sacro, nos conectando às raízes da Terra. Ele dá a essa pedra o poder de “sacralizar” a matéria, estimulando o sucesso e a fama.
Apesar disso, ele nos incentiva a viver de forma plena e honrosa, sem permitir que o mundo material nos torne pessoas gananciosas e dite nossas ações.
O Rubi também carrega uma forte energia devocional de amorosidade, sendo simbolicamente comparado ao Sagrado Coração de Jesus. Quando sua nuance é predominantemente rosa, faz com que aja também no emocional, ajudando a lidar com questões relacionadas à paciência e mudanças de humor.
A combinação Rubi + Zoisita está associada à restauração da energia pessoal, criatividade e felicidade.
Esse cristal te encoraja a confiar na bondade do universo e na espiritualidade, o que permite um olhar otimista que eleva os sentimentos de alegria e paixão pela vida, nos dando disposição para ser feliz.
Comments