top of page

Orixás e os Cristais

Atualizado: 5 de set. de 2023

Conteúdo em ainda em construção.

Precisamos ter em mente que os Orixás não se limitam a esta ou aquela cor de pedra, mas que sim podem existir cores que vibram mais com eles. Além disso, pode ser um pouco confuso compreender certas relações, visto que um cristal pode ter afinidade com diversas divindades, assim como elas podem ter mais de uma pedra que emana suas características.

Outro ponto importante é que cada Terreiro/Centro tem suas próprias percepções e as divindades dentro dele podem ser representadas de formas diferentes, assim como em cada vertente religiosa (Candomblé, Umbanda, etc)

Portanto, as informações abaixo foram compiladas através do meu estudo das pedras com a experiência de diversas pessoas e fontes bibliográficas consideradas por mim uma referencia – visto que eu mesma não domino o estudo religioso.

Selenita Branca e Oxalá

É filho de Olorum, e faz parte da Santíssima Trindade da Umbanda que se caracteriza por: Olorum (Criador) Oxalá (Filho do Senhor) e Ifá (Espírito Santo). Este é o Orixá responsável pela criação da Terra, dos seres humanos e o criador da morte. Ele irradia fé e espiritualidade de forma elevada e multidimensional a todos os seres. Normalmente, é representado pela cor branca e por Jesus Cristo no sincretismo.

Os Cristais que carregam uma energia pura e elevada, como o Quartzo Transparente ou Branco, Calcita Ótica Branca, Dolomita, etc, são comumente usados para interagir com a energia deste orixá. Elas atuam pelo Raio de Luz Branca que contém todas as cores do espectro e se comunicam com os demais orixás e todos campos de energia. Assim como Oxalá, são consideradas um grande mestre eagem tanto no mental, espiritual, emocional, quanto no físico.

A Selenita Branca, por sua vez, tem uma vibração sutil, etérica e carrega forte ligação com o corpo de luz, ajudando-o a ancorar na vibração terrena. Promove a paz profunda, a serenidade e favorece a mediunidade, a telepatia e o trabalho com sonhos – quando colocada perto do travesseiro, age especialmente neste sentido e ajuda a manter nossa fé ativa. É excelente para purificar a mente e, por isso, também é grande aliada em meditações.

Ametista e Nanã


Esta orixá rege a maturidade e a evolução. Sua irradiação abrande os elementos terra e água e prepara o emocional do espírito para a reencarnação. Ela dilui todos os acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida.

Nanã é associada a senilidade e faz parte de uma variação da Deusa Tríplice vinculada a linha da vida e ao poder de geração (Donzela, Mãe e Anciã), em que Oxum se equivale à Sexualidade, Iemanjá à Maternidade e Nanã à Menopausa.


Os Cristais que carregamvibrações similares são aqueles de cor lilás, como a Fluorita e a Ametista Lavanda, com sua sabedoria ancestral e magia anciã. Tem o poder de afastar as energias densas, acalmar a mente e, assim como Nanã, ela prepara o espírito para a transmutação e evolução.


Sodalita e Ogum

É conhecido como o Senhor da Lei e da Ordem. É o Orixá Protetor dos Artesãos, Ferreiros e Soldados, sincretizado muitas vezes por Sâo Jorge acompanhado a São Miguel Arcanjo. Sua espada corta todas as demandas e abre os caminhos, nos deixando livres para atrair o bem e conquistar o mundo – mesmo que sejam as nossas trevas interiores, vícios, negatividade, ego, ganância.


Para algumas Casas, a energia do Ar é a que melhor o representa, porém em outras linhas o Fogo é o regente. Sendo assim, temos algumas variações de cristais que se alinham a este Orixá, como a Cianita Azul, a Sodalita, a Granada (Pedra do Fogo/Paixão) e Hematita (Ferro).

A Sodalita é a pedra do foco e das descobertas. Ela carrega o axé ordenador de Ogume fortalece a jornada de reforma íntima ao trazer direcionamento, discernimento, coragem e a ousadia. Essa pedra elimina a confusão da nossa mente, estimula a objetividade, o pensamento racional e a verbalização da nossa verdade interior e dos talentos natos.



Amazonita, Sodalita e Iemanjá


É o feminino e a Maternidade; é a Mãe da Vida e Senhora das Marés. Ela tem uma forte energia de acolhimento, amorosidade, proteção e disciplina. Ela simboliza o poder da fertilidade e da abundância através da sua capacidade de gerar frutos e, por isso, é conhecida por presentear seus filhos com muitas dádivas e vitórias.

Os cristais que melhor se relacionam com esse Orixá, são aqueles azuis e vinculados ao mar e à lua. Dentre eles: Amazonita, Topázio Azul, Sodalita, Apatita, Pedra da Lua, Água Marinha, Calcedônia, Lápis Lazuli. Muitas referências retratam a Iemanjá com contas de sodalitas ao redor do corpo, assim como as pérolas adornam sua coroa.


A pedra Amazonita é conhecida por ter uma energia amorosa e acolhedora, feito colo de mãe. Lida especialmente com o emocional e a comunicação, ensinando como se comumicar com afeto e respeito; traz calma, alivia os medos e manifesta o amor universal.


A Sodalita é um mineral rico em sal e relembra o azul intenso do oceano. Essa pedra é um mergulho às profundezas internas, capaz de mostrar medos e defeitos pessoais para que possamos evoluir, assim como ajuda a intensificar nossos melhores dons e virtudes.



Amazonita, Quartzo Verde e Oxóssi


É um Caçador tanto na busca por conhecimento, como por alimento. Tido como o cientista e o doutrinador, ele traz o sustento da fé e o saber aos espíritos fragilizados. É um Orixá que tem grande conexão com a natureza e os animais; é habilidoso, sábio e protetor com seu arco e flecha.

Pode tanto ser representado pela cor Verde (ou até azul em alguns centros), que simbolizam a natureza e o conhecimento. Dito isso, pedras como Quartzo Verde, Amazonita, Esmeralda, Turmalina Verde, são as mais que mais compartilham de sua energia.

A Amazonita é um cristal vinculado com algumas tribos brasileiras e tem forte relação com a mata e os rios. O índio presenteado por elas recebia, em forma de amuleto, boa sorte, proteção, felicidade e se tornava bom pescador e caçador. Sendo assim, a pedra também carrega todos esses aspectos e ainda representa fertilidade e boa saúde; é símbolo de sucesso e abertura de caminhos.


Já o Quartzo Verde, além de carregar o tom da natureza, ajuda a atrair fartura, conquistas financeiras e sorte. Também é conhecido por ser uma pedra que equilibra todos os âmbitos da vida e traz boa saúde, vitalidade, força e coragem para que possamos levantar todos os dias e prover para nossa família, assim como esse Orixá faz pelos seus.



Quartzo Rosa e Oxum

Representa o Amor Divino e a Concepção da Vida. É uma das Iabás e, carinhosamente, é chamada de Mamãe Oxum. Ela atua na vida dos seres resgatando sentimentos de fraternidade, amor e união, logo favorece o romance, o matrimônio, a maternidade. Além disso, é um Orixá que carrega beleza, fertilidade e abastança, tendo o Ouro como um dos seus principais representantes minerais, simbolizando a riqueza espiritual e material em nossa vida. Dessa forma, os cristais que compartilham dessas energias são o Quartzo Rosa, a Turmalina Rosa, Rodocrosita, Pirita e o Citrino Natural.

O Quartzo Rosa é o cristal mais democrático deles, por sua facilidade de ser encontrado e custo relativamente baixo. Ele representa o amor universal, o amor romântico e fraterno. Também é conhecido como o cristal do amor prótio e cuida para que saibamos que devemos estar sempre em primeiro lugar e que somos dignos do amor verdadeiro. Assim, ajuda a curar os corações partidos e a resgatar o olhar amoroso perante a vida.



Jaspe Vermelho e Xangô


É o Orixá da política e justiça e atua especialmente despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, através de seu machado de dois gumes que implementa a sentença de forma justa. Ele é o senhor das montanhas, da pedreira, do fogo, dos raios e trovões. Logo cristais que carregam a Energia do fogo (Sol) e da Terra se conectam bem a este Orixá. São eles: Jaspes Vermelho e Marrom, Pedra do Sol, Olho de Tigre.

O Jaspe Vermelho representa esse Orixá através de seu vigor, virilidade, coragem; é um cristal extremamente alinhado ao campo eletromagnético do planeta, o que proporciona enraizamento, estabilidade, conforto e segurança. Ele aterra as nossas energias e nos conecta com a natureza, aumentando a percepção do corpo físico no aqui e no agora; promove a consciência ambiental e de comunhão entre todos os seres.


Jaspe Vermelho e Iansã

É a Senhora dos Ventos e também trabalha com a Lei e a Justiça, mas diferente de Ogum e Xangô, esse Orixá age focado no campo emocional e mental. Iansã atua na transformação dos seres através de seus aspectos negativos como vícios, compulsões, corrupções, etc, realinhando as vibrações e tornando-as positivas. Seus giros causam esgotamento emocional com o intuito de descarregar a energia desvirtuada e desordenada dos que descumpriram as Leis Divinas. Ela é o movimento e a transformação; ela destrói para reconstruir do zero.

Há alguns cristais que transmitem essa energia, dentre eles o Enxofre, Jaspe Amarelo e Amarelo, o Citrino, a Ágata Cornalina.

Neste Caso, o Jaspe vermelho age, especialmente impulsionando as mudanças e afastando a apatia com sua energia vital. Ele é capaz de bloquear invasões energéticas e estimular novos pensamentos, novas atitudes e padrões de comportamento. Tem o poder da criatividade e da movimentação, fornecendo coragem, garra e segurança para realizar nossos objetivos.




Ônix e Omulú

Este é o orixá que rege a morte e guia a passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Ele tem o poder de paralisar a nossa função geradora quando fugimos das Leis o que afeta nossas idéias, projetos, empresas, conhecimentos, inventos, doutrinas, religiosidades, anseios, desejos, angústias, depressões, fobias, etc

Desse modo, ele tanto é o Anjo da Morte, quando um curador da alma e do corpo. Suas pedras variam entre as roxas transmutadoras como a Ametista Escura, quanto as negras como a Turmalina, Obsidiana e a Ônix.

A Ônix Negra é conhecida como amuleto de proteção contra inveja e energias negativas, está presente em placas com gravuras de proteção em túmulos de diferentes culturas. Além disso, mostra os aspetos ocultos das coisas e é considerada uma pedra para vislumbre do futuro. Ela guarda lembranças físicas passadas do seu portador e, devido a isso, é comum como instrumento de regressão, possibilitando a cura de mágoas, velhas feridas e traumas físicos que afetam a vida presente.



© 2021 por Elis Ignacio | A Labradorita - CNPJ: 40.288.718/0001-40 | Rua Santa Rosa, Niterói - RJ

Somente Loja Virtual | Horário de Atendimento: 10h às 17h - Entregas a partir de 5 Dias Úteis

bottom of page