O Rubi é a variação vermelha do mineral Corundum ou Corindo (demais cores são chamadas de Safira) e o elemento cromo, que dita seu tom, também causa fluorescência, fazendo com que a pedra brilhe como fogo em seu interior.
A Birmânia dominou a produção de rubis por séculos, até que suas minas ficaram escassas e, hoje, as pedras mais saudáveis vêm de Moçambique, gemas de rara transparência e brilho.
Outros depósitos são encontrados na Tailândia, Índia, Vietnã, Madagascar e Tanzânia.
Os registos sugerem que os rubis eram comercializados ao longo da Rota da Seda do Norte da China já em 200ac e os nobres chineses adornavam suas armaduras com rubis porque acreditavam que a gema concederia proteção.
O Rubi carrega uma forte energia devocional de amorosidade, lealdade e entrega, sendo simbolicamente comparado ao Sagrado Coração de Jesus.
Dentre seus simbolismos, ele representa o fogo e o sangue, por isso, está muito vinculado aos chakras mais baixos da Base e o Sacro que nos conectam às raízes da Terra, aumentando a vitalidade, segurança, paixão, motivação e o impulso interior.
O Rubi nos ajuda a sacralizar as coisas mundanas e ativa em nossa mente a crença do Sucesso, nos mostrando que podemos sim nos dar ao luxo de ter sonhos materiais e grandes ambições a serem realizados. Na cultura védica (Índia), é sinonimo de riqueza, prosperidade, status e posição, experiência e habilidade ajudando a atrair patrocinadores e investidores.
Apesar disso, ele nos incentiva a viver de forma plena e honrosa, sem permitir que o mundo material nos torne pessoas gananciosas e dite nossas ações.
É uma pedra de beleza, poder, sabedoria, liderança e sensualidade.
É o que chamam de pedra afrodisiaca e estimulante, pois aumenta o desejo, a libido e a resistência na hora H. Logo, esteja ciente de que pessoas com temperamento muito explosivos ou muito sexuais, podem se sentir sobrecarregadas ao utilizá-lo.
Já quando sua nuance é predominantemente rosa, faz com que aja também no emocional e ajude lidar com questões relacionadas à paciência e mudanças de humor, muito comuns nas períodos de TPM, por exemplo.
O Rubi costuma ser a gema tradicional para se presentear no 15º ou 40º aniversário de casamento.
Comments